quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Toma a minha mão

Hodja tem um amigo muito mau. Um dia, enquanto o amigo passeava perto do lago, escorregou e caiu na água. Ao ver esta situação, um dos seus amigos começou a correr para o ajudar, e disse:
— Dá-me a tua mão. Eu ajudo-te a sair da água.
O homem, no entanto, ficou relutante, e recusou-se em dar a sua mão. Outros que assistiram a este incidente, também se prontificaram em ajudá-lo, mas o homem também negou a sua ajuda. A seguir chegou Hodja, e os homens contam-lhe o que tinha sucedido. Hodja disse que iria resolver este assunto e, dirigindo-se ao amigo que ainda estava na água, diz:
— Toma a minha mão, eu tirar-te-ei da água e salvar-te-ei.
O homem agarra a mão do homem e é salvo.
Hodja explica aos homens que estavam à sua volta:
— Ele é muito mau, vocês não lhe deveriam ter dito para ele vos “dar” a mão, vocês deveriam ter dito para ele vos “tomar” a mão, pois ele não gosta de dar nada a ninguém, mas está sempre pronto a levar e a tomar tudo o que seja.
Conto de Yunus Emre
Tradução de Isabel Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário