sexta-feira, 12 de março de 2010

Miguel Delibes (1920 - 2010)

As letras hispânicas estão de luto. Faleceu esta madrugada, aos 89 anos, o escritor espanhol Miguel Delibes. Além de escritor, desempenhou profissionalmente as funções de colunista e jornalista. Viveu toda a vida na sua cidade natal, Valhadolid, a qual se tornou um dos espaços em que decorrem as histórias que narra, transformando-se a própria cidade numa personagem. Também a sua Castela natal, Castilla y Léon, é um espaço sempre presente na obra, valorizando o escritor as suas gentes, das mais humildes às mais ilustres, a fauna e a flora da região, assim como a sua história. Era um apaixonado pelo mundo rural e pela caça e a obra reflecte esses gostos pessoais, pela forma carinhosa como os explorava.
Miguel Delibes foi uma das figuras maiores das letras espanholas do pós-guerra civil (1936-1939), membro da Real Academia Espanhola, desde o ano 1975, autor de uma vasta obra literária, de que se destaca nomeadamente O Hereje. Foi agraciado com as mais altas distinções das Letras Hispânicas: Prémio Princípe das Asturias das Letras, em 1982, Prémio Nacional das Letras Espanolas, em 1991, Prémio Cervantes, em 1993, e duas vezes Prémio Nacional de Narrativa, em 1955 e 1999, respectivamente pelas obras Diário de um Caçador e O Hereje.
Algumas das narrativas foram adaptadas ao cinema, como é o caso de Diário de un jubilado que apareceu com o título de La Pareja Perfecta (1998).

Sem comentários:

Enviar um comentário